Brinquedos podem ser amigos para a vida toda. Mas, como qualquer objeto de uso intensivo, demandam cuidados com o manuseio, armazenamento e limpeza – pelo bem do brinquedo e do brincante.
Confira algumas orientações para fazer a higienização correta dos seus brinquedos e garantir uma infância feliz e sem contratempos.
Brinquedos de tecido
Bonecos de pano e outros brinquedos de tecido devem ser lavados periodicamente com água morna e sabão neutro. Secar à sombra.
Se possível, opte por lavar à mão e não na máquina de lavar. Muitas vezes, o processo de centrifugação acaba deformando o enchimento.
Brinquedos de plástico
Com uma esponja própria, lave toda a superfície externa do brinquedo utilizando água e sabão neutro. Seque com um pano. Se preferir, passe álcool 70% com um pano limpo.
Brinquedos de banho
Para evitar mofo e fungos, seque imediatamente após o uso. Não deixe o brinquedo guardado no banheiro, já que o ambiente é úmido.
Brinquedos de madeira
Nada de imergir o brinquedo de madeira! Como o material absorve água com muita facilidade, você pode danificá-lo.
O ideal é limpar com um pano levemente umedecido com água e sabão neutro. Em seguida, passe um pano seco em toda a superfície.
Depois de limpar…
O modo de armazenar os brinquedos também influencia muito em sua limpeza e durabilidade. Cestos de tecido e caixas plásticas são ideais para manter tudo sempre organizado e limpo.
Que tal envolver as crianças nos cuidados com os brinquedos?
Uma dica importante é convidar os brincantes para o momento da higienização. Assim, eles aprendem desde cedo a cuidar dos próprios pertences, desenvolvendo autonomia e sensação de pertencimento.