Bicicleta de equilíbrio, sem os pedais tradicionais, vem conquistando pais e especialistas. Entenda os motivos.
Você certamente já se deparou com alguma criança “pedalando” uma bicicleta sem pedais por aí. Se nunca tinha ouvido falar nesse produto e sua primeira impressão foi a de que algo estava faltando, eu tenho uma notícia: não tem nada de errado com essa magrela. A ausência dos pedais tem um propósito muito interessante.
Muitos instrutores, ao ensinar adultos a andar de bicicleta, dizem que a melhor forma de aprender a pedalar é… não pedalando. Em outras palavras, antes de sair colocando os pés no pedal e acelerando, é preciso desenvolver algumas noções de equilíbrio corporal e exercitá-la de maneira natural, sem pensar muito.
As bicicletas sem pedal cumprem justamente esse objetivo. Diferente dos convencionais, nesses modelos a criança fica o tempo todo no controle da velocidade, o que aumenta sua autoconfiança e minimiza riscos de queda.
O aprendizado da criança ocorre em estágios diferentes, em que ela vai decodificando o equipamento e descobrindo como utilizá-lo. Em um momento, vai localizar o centro do seu peso, definindo sozinha uma noção de balanço corporal. Em outro, vai entender que tipo de força e pressão deve empregar para fazer uma curva. Tudo isso acontece a partir de uma postura fisiológica natural, com a bicicleta servindo à criança, e não o contrário.
Outro ponto importante é que
- As crianças aprendem naturalmente noções de equilíbrio e transferência de peso
- Desenvolvem a coordenação motora ampla a partir de uma postura fisiológica natural
- A velocidade depende exclusivamente da criança, o que a deixa segura e autoconfiante
- Contribuem para a criança ir direto para a bicicleta com pedais, sem necessidade das rodinhas de apoio
E se eu retirar os pedais da bicicleta comum?
Você pode até ter alguns dos benefícios, mas não é recomendável. As bicicletas de equilíbrio têm seu design e material totalmente adaptado para esse intuito.
Quer adquirir uma bicicleta sem pedal e ver todos esses benefícios em casa? Peça agora a sua!